Por que Araraquara tem a menor taxa de letalidade do COVID-19 do estado?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

O fato de Araraquara, no interior de São Paulo, ter a menor taxa de mortalidade por COVID-19 do Estado, e uma das menores taxas de letalidade do Brasil, me despertou a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre esta cidade que até o presente momento vem dando uma aula de gestão no combate ao novo Coronavírus e no dia 27 de julho, a convite do Prefeito Edinho Silva (PT) me desloquei de Embu das Artes até Araraquara para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela cidade neste período de pandemia e me deparei com uma cidade muito bem organizada administrativamente e com atributos que servem de modelo para outras cidades e para nossa querida Embu das Artes.

Com um população de aproximadamente 220 mil pessoas e menos de 20 óbitos (até 31 de julho de 2020), Araraquara fez da prevenção uma premissa no combate ao terrível vírus. Em parceria com a Universidade Estadual Paulista – Unesp, a secretaria de saúde ampliou o numero de munícipes testados e reduziu prazo dos resultados para até 12 horas.

Essa agilidade é fundamental para lidar com uma doença como a Covid-19. 

Outras áreas

Orçamento participativo

Orçamento participativo em Araraquara

Além do excelente trabalho realizado pela equipe de saúde, Araraquara me chamou atenção por possuir uma grande participação popular em todas as ações da prefeitura. Tendo um efetivo orçamento participativo é fundamentalmente a população que direciona e fiscaliza as aplicações dos recursos da cidade, tendo um escalonamento de prioridades definidas pelos membros das regiões administrativas da cidade.

Moradia

No setor de moradia, a cidade tem um modelo bastante peculiar, todas as casas da cidade têm projeto de construção aprovado pela prefeitura e as moradias para a população de baixa renda são feitas em parceria com a prefeitura, que fornece o terreno estruturado, com a terraplanagem, água, esgoto e a planta da construção, o proprietário entra com a construção em um sistema de mutirão, o que reduz o custo e dá qualidade de vida aos munícipes.

Esportes

Esporte em Araraquara

O esporte de Araraquara é outro modelo a ser seguido, tendo uma equipe de coordenação composta por ex-atletas de diferentes categorias esportivas a pasta de esportes da cidade apresenta investimentos em diferes categorias e com resultados expressivos, os atletas do município recebem bolsas de auxílio em diferentes níveis, variando com os resultados de cada um deles nas competições em que participam, sendo o menor valor R$ 700,00 mensais.

E em nossa cidade?

Rosângela Santos e Edinho, prefeito de Araraquara

Araraquara é uma cidade hospitaleira e muito bem administrada, o que me deixa feliz por saber que existem cidades que tratam o dinheiro público com respeito e é isso que quero para Embu das Artes. O recurso da cidade, se bem aplicado, melhorar a vida de todos e isso tem que ser a regra e não a exceção.

Quer receber notícias e novidades de Rosângela Santos?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.