O HGIS – Hospital Geral de Itapecerica da Serra sempre foi referência para os moradores de todas as cidades da região. Acidentes de trânsito na rodovia, acidentes domésticos e outras situações de urgência e emergencia sempre foram atendidas pelo pronto socorro do HGIS.
Nesta semana, surgiu a notícia que o fechariam o pronto socorro do HGIS. Que iriam transformar em combate ao coronavírus, e que não só os moradores de Itapecerica, mas todas as cidades vizinhas teriam que procurar o primeiro atendimento nas UBSs e outros prontos socorro.
Porém, a pandemia mostrou que o maior bem que nós temos é a nossa saúde e a de nossos familiares e amigos. Não é hora de cortar custos ou redimensionar a saúde pública. É hora de remunerar melhor os profissionais, valorizar todos os médicos, enfermeiros, seguranças, profissionais da limpeza e todos que atuam bravamente na saúde, em especial no SUS – Sistema Único de Saúde.
Por isso, precisamos lutar em defesa do HGIS, impedindo o fechamento do pronto socorro e lutando de verdade em defesa da saúde.
O fechamento do pronto socorro do HGIS
Nos últimos meses vimos uma verdadeira batalha política entre o governador João Doria e o presidente Jair Bolsonaro, sobre quais as melhores medidas, sobre a vacina e, supostamente, em defesa da saúde do cidadão.
João Doria fez dezenas de lives para tentar associar o seu nome a vacina do Instituto Butantan.
Mas o Instituto Butantan é público, e conquistamos com muita garra e luta. Hoje sustentado em parceria com o SUS, sistema que também é um orgulho para todos os brasileiros.
O governador Doria mostrou que não está preocupado com a saúde pública, não está preocupado com o SUS. Está preocupado, como sempre, com marketing. Quer ganhar politicamente na luta pelo combate ao coronavírus, mas na verdade o interesse é em precarizar o SUS para fazer da saúde um negócio privado.
Por isso, defendeu, com tua equipe, uma “decisão técnica” para justificar o corte de orçamento do HGIS e de outros hospitais.
Com pressão popular, voltaram atrás e divulgaram que os municípios terão mais 90 dias para readequar os seus sistemas de saúde.
Mas não queremos 90 dias! Queremos o HGIS com pronto socorro e valorização dos profissionais da saúde.
Viva o SUS!