fbpx

Acesse nosso canal no Telegram!

Bolsonaro mentiu em rede nacional ao dizer que Brasil é o 5º país que mais vacinou no mundo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Em pronunciamento nesta terça-feira, Bolsonaro disse que “somos o quinto país que mais vacinou no mundo”, mas esse dado não é verdadeiro e só provoca a desinformação em um momento tão delicado como o atual.

Segundo o índice de vacinação divulgado pelo jornal The New York Times, com dados do “Our World in Data”, o Brasil vacinou 7.3 a cada 100 brasileiros (dados de 24 de março de 2021).

Isso faz com que o Brasil fique em 58º lugar, atrás de diversos países, como Uruguay (com 11 a cada 100), Argentina (com 7.4 a cada 100) e Chile (com 48 a cada 100).

O que Bolsonaro fez em rede nacional foi manipular os números e citar em termos ABSOLUTOS, ou seja, total de vacinas, não importando a população.

Neste índice, absoluto, é natural que o Brasil, com mais de 210 milhões de habitantes, fique na frente de quase todos os países, com exceção de países ainda maiores, como os EUA, China, Índia e outros.

Porém, no índice de vacinação, não é o valor absoluto que importa, e sim o relativo. São os 7% da população.

Para ter idéia, Israel, o país que mais vacinou no mundo, vacinou 110% da população. Isso mesmo, 110%! Foram todos os moradores e outras pessoas que foram até o país justamente para tomar vacina.

E isso dá 9 milhões de vacinas. Ou seja, Israel vacinou 9 milhões, o Brasil 14 milhões, e mesmo assim o Brasil vacinou 7.4% da população, e Israel 110%!

Bolsonaro mente em rede nacional.

Você gostou?

Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Quer receber notícias e novidades de Rosângela Santos?

Homepage - leads